Instituto Marcel Furlan

Release: Mandic, o pai da Internet

Faça uma pesquisa no Google. Qualquer uma. Seja lá qual for o tema, em poucos segundos você terá acesso a milhares de informações. Simples não? Não para quem vivia na década de 90. “Em 1989, cada computador era uma ilha. Naquela época, ter máquinas interligadas para pesquisar uma informação era uma grande novidade”. A afirmação é de Aleksandar Mandic, uma autoridade no assunto. Aliás, se existe um Super-Homem nas comunicações no Brasil, ele atende pelo nome de Mandic. 

Depois de construir uma carreira de 17 anos na Siemens, o empresário decidiu começar um novo negócio no quarto de hóspedes do seu apartamento. Foi ali que nasceu um dos primeiros provedores de internet do Brasil – a BBS Mandic, um sistema de troca de arquivos que contava apenas com um micro 286, com 60 megabytes de capacidade e uma linha telefônica. “Na época a linha era caríssima, custava em torno de US$ 4 mil. Mas eu queria mostrar essa tecnologia para as pessoas”, afirma Mandic.


Criador da internet brasileira em Rio Preto

Mandic é considerado um dos pais da internet no Brasil. Segundo o publicitário Nizan Guanaes, “é um ícone, um visionário e um empreendedor que está continuamente se reiventando”. Sua trajetória empreendedora tem inspirado novos negócios. Das passagens pelas empresas Siemens, Mandic BBS e IG, a história do empreendedor rendeu palestras e conselhos que ele compartilha em eventos como o 5º Curso Exame PME, que aconteceu em abril. 

O evento realizado em São Paulo reuniu mais de 500 participantes que ouviram Mandic falar sobre os grandes mitos do empreendedorismo e como não se deixar enganar por eles. O sucesso da palestra chamou a atenção do Instituto Marcel Furlan, de Rio Preto. “Faz parte da vocação do Instituto compartilhar conhecimento”, explica Waldenir Brunhara, gerente de marketing do Instituto. “E assim como nossa equipe, o Mandic acredita que a educação tem o poder transformador de gerar oportunidades, por isso decidimos trazê-lo à cidade”.

A convite do Instituto Marcel Furlan, no dia 15 de maio, Mandic replicará a mesma palestra que ministrou em São Paulo – desta vez, gratuitamente. Com irreverência e bom humor, ele garante que as oportunidades são as mesmas para todos, mas só alguns vão agarrá-las. “Vivemos no mesmo mundo regido pelas mesmas regras. Onde está a diferença entre nós? No que nós fazemos!”. Segundo Mandic, para empreender é preciso conseguir unir sorte, talento e muito trabalho. “Não existem regras. Mas é preciso (muita!) determinação. Tem que ter a ideia e botar pra fazer”.

Mandic chega a Rio Preto logo depois que uma nova lei com regras para a internet foi aprovada. “O Marco Civil da Internet estabeleceu novas diretrizes para 100 milhões de usuários da internet no Brasil. E quem melhor para falar do impacto disso se não o pai da Internet?”, conclui Brunhara.


Mandicas

O evento também será uma oportunidade para quem quiser adquirir o livro ‘Mandicas’. “É um guia para quem busca inspiração para tocar o próprio negócio ou quer dar um gás em sua vida profissional”, garante o autor.  Mandic reuniu o que leu e ouviu por aí. E juntou tudo no livro onde compartilha com o leitor 167 citações. “A ideia é que você tenha um bloco de anotações para consultar e também anotar as suas dicas”, resume o autor.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Serviço

Palestra “Os grandes mitos do empreendedorismo e como não se deixar enganar por eles”, com Aleksandar Mandic
Data: 15 de maio, às 20h | Local: Unesp/Ibilce: Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth
Entrada franca. Inscrições pelo site www.institutomarcelfurlan.org.br

Outras Informações
Ribeiro Comunica - Flaviana Ribeiro
(17) 3223 2867 | (17) 981 116 768 | (11) 983 463 030

Compartilhe!